30 setembro 2010

28 setembro 2010

EU INDICO - TUFIK.COM 'mais uma comunidade'

Pessoas, hoje me cadastrei em mais uma comunidade que me pareceu interessante participar ou pelo menos conhecer. 


Já que o que gera o preconceiro é a falta de informação temos que usar todos os recursos para desmistificar nosso seguimento.

27 setembro 2010

DIVULGAÇÃO - Release do IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência

Pessoas, a pedido da Carina Viana estou postando o release com as principais conclusões do IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência, realizado sábado passado, 25 de setembro, em São Paulo.

IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência reivindica

Moradias Inclusivas
Projeto é solução para abandono de pessoas com deficiência em asilos e nas ruas.
Ninguém sabe exatamente quantos eles são nem onde estão. Mas estima-se que existam hoje no Brasil pelo menos 5 mil pessoas com deficiência morando em instituições fechadas ou nas ruas, longe da família e da sua comunidade de origem. Contra esta situação de abandono, que priva a pessoa da sua própria identidade, a Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo reivindica a implantação de residências inclusivas semelhantes às que estão sendo desenvolvidas pelo Programa do Ministério da Saúde. A proposta faz parte da Carta de Encerramento do IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência, realizado pela Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo, com patrocínio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre outras entidades, no dia 25 de setembro, em São Paulo.
“Morar com dignidade, viver na comunidade” foi o tema central, discutido pela manhã. O impacto da internação de pessoas com deficiência em abrigos fechados foi mostrado pelo professor Fernando Sfair Kinker, consultor do Ministério da Saúde na área de Saúde Mental. Militante da reforma psiquiátrica, Kinker já visitou dezenas de manicômios em todo país, tendo sido interventor federal em alguns deles. De acordo com Kinker, a internação em instituições fechadas e a ausência de contato com familiares e amigos deixam seqüelas que vão da completa alienação do paciente à total perda de dignidade. Para o professor, a recuperação dessas pessoas passa por uma mudança de valores, práticas e leis. “A institucionalização é a resposta da sociedade, com o apoio da ciência, a uma dificuldade de conviver com a diferença e padrões de normalidade”, afirmou. A solução, segundo ele, é a implantação de residências terapêuticas com no máximo 8 residentes, assistidas por cuidadores. Já existem cerca de 3 mil pessoas vivendo neste tipo de residência no Brasil, em mais de 600 casas, e os resultados são muito positivos: “A comunidade no entorno e as pessoas residentes constroem juntos as estruturas da relação que vão ter. É o que existe de mais terapêutico. As pessoas recuperam a vontade de viver e a dignidade”, diz ele.

A advogada Lais Figueiredo Lopes, conselheira da OAB e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), integrante da comissão brasileira na Convenção da ONU que escreveu o Tratado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reiterou que a dignidade humana é um direito garantido pela Declaração dos Direitos Humanos. O Brasil é um dos 93 países que já ratificaram a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o que dá ao tratado força de emenda constitucional. “E o artigo 19 reconhece o direito da pessoa com deficiência de viver na comunidade, escolher o lugar da moradia e com quem quer morar, recebendo serviços de apoio em domicílio”, destacou a advogada.

A coordenadora geral de Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Iracema de Abrantes Souto, disse que o Governo é contra as instituições fechadas e estuda um modelo de residências inclusivas “que venha a amparar, proteger, fortalecer, prevenir e não segregar, excluir, as pessoas com deficiência”. “O Estado se reconhece devedor e responsável com esse segmento da população. A residência inclusiva uma possibilidade de viver na comunidade e perto da família e é nesse sentido que estamos trabalhando”, afirmou a representante do Governo Federal.

ENCONTRO ECUMÊNICO INÉDITO DISCUTE A INCLUSÃO NAS IGREJAS
Representantes das igrejas Católica, Metodista, Luterana, Presbiteriana e Batista reuniram-se na parte da tarde para uma reflexão para uma teologia da inclusão. Foi um encontro inédito, segundo Tuca Munhoz, coordenador da Pastoral e organizador do evento. “Nunca antes tantas denominações cristãs haviam sentado numa mesa de debates para discutir a inclusão de pessoas com deficiência nas próprias igrejas”, disse ele. A efetiva participação de pessoas com deficiência nas missas e cultos passa pela acessibilidade dos templos, dos materiais litúrgicos e da quebra de barreiras atitudinais envolvendo os demais membros das igrejas. “É um grande desafio, mas já demos o primeiro passo”, comentou Munhoz.
O IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência teve parceria de Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência, Colégio Espírito Santo, Pastoral HIV/AIDS, Casa da Reconciliação, Conselho Latino Americano de Igrejas – Escritório Brasil, Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica, Comissão Nacional de Catequese, Associação de Seminários Teológicos Evangélicos – ASTE, Ed. Paulus. Patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Governo Federal e Apoio do Hospital São Camilo e CESE (Centro Ecumênico de Serviço).

Informações à Imprensa
Ecco Press Comunicação
11.5543.0039
Nilza Botteon – nilza.botteon@eccopress.com.br
Carina Viana – carina.viana@eccopress.com.br

26 setembro 2010

Eleições 2010 - Respostas que podem ajudar.

Pessoas, as eleições estão próximas e muitas dúvidas podem perturbar algumas cabeças, rs, por isso neste post estou colocanco algumas perguntas que podem ajudar aqueles que querem saber as respostas.
É só clicar na pergunta.


2 Quem é obrigado a votar?


3 Quem tem preferência para votar?


4 O eleitor entre 16 e 18 anos é obrigado a votar?


5 O que acontece se eu não votar?


6 Como posso justificar minha falta às eleições?


7 Qual o prazo para justificar porque não votei?


8 Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?


9 O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência?


10 Não votei e não tenho justificativa. E agora?


11 Qual o valor da multa por não comparecer à eleição?


12 Como faço para pagar a multa por não ter votado?


13 Como vou saber onde votar?


14 Quais documentos devo levar para poder votar?


15 Se eu mudei de cidade ou Estado, como vou votar?


16 Posso votar se estiver em outra cidade ou Estado?


17 Qual é o horário de votação e de justificação?


18 Posso votar trajando "short", bermuda, sandália ou descalço?


19 Não sei onde votar. Como faço?


20 Posso levar "cola" para votar?


21 Qual o sistema de votação adotado para as eleições?


22 Como posso ter certeza de que não há votos registrados na Urna Eletrônica?


23 Se faltar energia elétrica comprometerá o funcionamento da Urna Eletrônica?


24 Posso votar portando meu celular ou qualquer outro equipamento de rádio-comunicação?


25 Como um eleitor cego poderá votar?


26 Os partidos políticos poderão fiscalizar a votação e a apuração?


27 Os próprios candidatos poderão fiscalizar a votação?


28 Como posso saber o resultado das eleições?


29 É proibida a venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição?

23 setembro 2010

SEMINÁRIO EM ESPORTES ADAPTADOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Hoje eu participei do Seminário em Esportes Adaptado que a prefeitura de São José dos Campos ofereceu para os profissionais da área professores das redes municipal e estadual, meu, em todos os meu anos de militância em defesa de qualidade de vida para as pessoas com deficiência eu nunca vi nada igual.
O evento foi simplesmente fantástico porque os professores que vieram deram um show de conhecimento e didática para repassar o conhecimento.
Este foi o primeiro evento do tipo que acontece no Brasil, pessoas com todas as deficiências foram contempladas e a participação dos professores ( Alunos ) no evento também foi muito boa, penso que tinha mais de 100 pessoas fazendo o curso e o mais legal é que quase todos muito atentos ao que estava sendo passado.
Olha, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos esta de parabéns pelo seu comportamento para com as pessoas com deficiência, estão mostrando que querem projetos duradouros que possam trazer resultados para o seguimento em todas as áreas mais especificamente no esporte adaptado os caras estão arrebentando com iniciativas como esta que é de uma importância inigualável.
Mais uma vez parabéns.

21 setembro 2010

CONADI - Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão



Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão

Este evento foi muito bom e a cada ano melhora ainda mais, os assuntos apresentados e debatidos sempre ajudam as pessoas a entenderem melhor o universo das pessoas com deficiência e de outros tipos de pessoas que formam esta rica diversidade humana.
www.congressoconadi.com.br/

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes é comemorado e lembrado todos os anos, no dia 21 de setembro. A data foi instituída em Encontro Nacional, em 1982, com a presença de entidades nacionais dedicadas aos direitos da pessoa deficiente.

18 setembro 2010

EU INDICO - GRUPO VEM SER FELIZ

Pessoas, sigam o BLOG do Grupo Vem Ser Feliz e apoiem esta iniciativa de pessoas que lutam muito pela inclusão das pessoas  com deficiência.



" O Grupo Vem Ser Feliz surgiu a partir de um chamado de Deus, por intermédio de uma criança especial na missa das mães em maio de 1999. Sem falar e com muitas dificuldades de expressão, esta criança conseguiu demonstrar o quanto lhe era Importante participar ativamente da Santa missa. Em maio de 2000 celebramos o Jubileu das Pessoas com Necessidades Especiais, onde a comunidade teve a oportunidade de se emocionar e conhecer a superação das pessoas com deficiências"

14 setembro 2010

AUTISTA DESENHA CIDADES DEPOIS DE UM PASSEIO DE 20 MINUTOS

Incrível o que este artista autista faz.

Stephen Wiltshire é um artista que desenha e pinta paisagens detalhadas. Estudou Belas Artes na City & Guilds Arte College e tem um talento especial para o desenho realista, com representações precisas das cidades, às vezes, depois de ter observado apenas brevemente os locais. Seu trabalhose tornou popular em todo o mundo, nasceu em Londres no dia 24 abril de 1974 e foi diagnosticado autista com 3 anos. Ele não tinha nenhuma linguagem e viveu inteiramente em seu próprio mundo.
Com 5 anos, foi enviado para Queensmill School em Londres, onde foi constatado que o único passatempo que ele gostava era de desenho. Logo se tornou evidente que ele se comunicava com o mundo através de suas artes, que já mostravam que ele tinha um talento natural.
Aos 8 anos, Stephen começou a desenhar paisagens. Também se tornou obcecado com ilustrações de clássicos carros americanos. Ele aprendeu a falar completamente aos 9 anos e sua primeira palavra foi “papel” (paper)
Desde 1987 ele vem se destacando mundialmente, sendo tema de diversos programas de Tv, jornais, livros, documentários entre outros.
Em 2001 ele apareceu em um documentário da BBC (já havia participado de um no mesmo canal) chamado “Fragments of Genius”, (fragmentos de um gênio) pela qual ele foi filmado sobrevoando Londres a bordo de um helicóptero para depois desenhar, de memória, o que havia visto. Seu desenho incluiu 12 monumentos históricos e 200 outras estruturas, todos em escala e cheio de detalhes (mesmo número de andares dos prédios, etc).
Em maio de 2005, na sequência de um curto passeio de helicóptero sobre Tóquio , ele desenhou uma vista panorâmica detalhada da cidade em uma tela de 10 metros de comprimento. Desde então, ele foi convidado a passear e desenhar, de memoria, os locias, Roma , Hong Kong , Frankfurt , Madrid , Dubai , Jerusalém e Londres, em telas gigantes. O último desenho da série foi de New York, em 2009.
Em janeiro de 2006, foi anunciado que Stephen estava sendo nomeado pela rainha Elizabeth II como membro da Ordem do Império Britânico, em reconhecimento por seus serviços ao mundo da arte. Mais tarde naquele ano, abriu sua galeria permanente em Londres.
Recorremos ao seu próprio site para saber sua história e vale a pena acessar sua galeria e conferir o dom de Stephen. Em uma entrevista, sua irmã disse que ele guarda, de memória, tudo o que vê pelo resto da vida. Uma vez chegou a desenhar um museu que visitou com a família, 2 anos depois com todos os detalhes.



11 setembro 2010

UMA PEQUENA AVENTURA

Karaka estou até com vergonha de postar este vídeo depois do vídeo da Edcléia, mais vambora, rsrs

03 setembro 2010

CADEIRANTE SALTA DE PÁRA-QUEDAS

Olha só a nossa amiga e colega de time de Basquete em cadeira de rodas Edcléia Xavier ( Kéia ) saltando de pára-quedas.

02 setembro 2010

Congresso apresenta novidades para a inclusão das pessoas com deficiência.

Meu, tem umas coisas que realmente me orgulha de ser Brasileiros, olha só os óculos que estes "meninos" inventaram.

FONTE: G1

INAUGURAÇÃO DE ELEVADOR NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Em comemoração ao aniversário de 75 anos da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos aconteceu a inauguração de um elevador instalado no prédio o que agora possibilita as pessoas com mobilidade reduzida a terem acesso aos andares.

01 setembro 2010

ENTRA EM VIGOR HOJE A LEI DAS CADEIRINHAS

Hoje entra em vigor a lei que obriga o uso de cadeirinhas para crianças de até sete anos e meio de idade. No entanto, durante a primeira semana da lei, os motoristas parados em blitzs serão apenas orientados sobre as normas. A legislação prevê que crianças de até 10 anos sejam transportadas no banco traseiro. Os pequenos de até um ano, com peso máximo de 9 kg deve ser colocados do Bebê Conforto, instalado para o encosto do banco traseiro. As crianças com idade entre 1 e 4 anos, que pesam de 9 a 18 kg podem usar a cadeirinha. Já o Booster é recomendado para as crianças de 4 a 7 anos e meio, com peso entre 18 kg e 36 kg.
De acordo com o Conselho Nacional de Transito, o Contran, a multa para quem não cumprir a lei é de R$ 191,54 e mais sete pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação.
A infração é classificada como gravíssima.

O que você acha desta lei ?
Deixe um comentário.