30 março 2011

Palestra A inclusão da pessoa com deficiência na escola.

 A inclusão da pessoa com deficiência Visual na Escola.
 
28 de março de 2011 - UNIVAP de São José dos Campos
 
Professora Maria Gorete Cortez de Assis







Isenção do rodízio municipal para pessoas com deficiência.

Ano passado  levei umas 2 multas por causa deste rodízio achei que era aleatório mais pelo visto eles pegam todos que nao respeitam a regra, (no meu caso por necessidade claro, rsrs) por isso estou compartilhando estas informações com todos.

O QUE É E A QUEM SE DESTINA
Autorização Especial para a liberação do rodízio Municipal, de veículos dirigidos por pessoas portadoras de deficiência no ou por quem as transportem

 COMO SOLICITAR
1. Deverá ser preenchido requerimento para o cadastro do veículo.
O requerimento poderá ser obtido das seguintes formas:
- download em formato PDF através deste link, ou
- no setor de Autorizações Especiais do DSV
2. Imprimir uma cópia do requerimento e anexar os seguintes documentos:
- Original ou cópia autenticada de Atestado Médico comprovando a deficiência , contendo Código Internacional de Doenças - CID, com carimbo, CRM e assinatura do médico e com data não superior a três meses.
- Cópia simples do Certificado de Registro e Licenciamento do Veiculo – CRLV
- Cópia simples do Cadastro de Pessoa Física - CPF do portador da deficiência
- Cópia simples da Carteira de Identidade - RG ou documento equivalente do requerente e do representante legal, quando for o caso. Na ausência do RG, anexar a Certidão de Nascimento.
- No caso de representante legal deverá ser anexado cópia simples da procuração ou curatela ou guarda permanente.
3. Entregar pessoalmente ou enviar via correio o requerimento assinado pelo requerente ou pelo seu representante legal, quando for o caso, no seguinte endereço:
• Pessoalmente/Portador
DSV/Autorizações Especiais - DSV/AE
Rua Sumidouro, 740 - Térreo - Pinheiros - CEP 05428-010
De segundas as sextas-feiras, das 8h00 as 17h00
• Via Correio
DSV/Autorizações Especiais - DSV/AE
"Isenção de Rodízio Municipal"
Caixa Postal 11.400 - CEP  05422-970
Dúvidas
Maiores esclarecimentos podem ser obtidos no endereço acima ou através dos telefones (11)3812.3281 e (11)3816.3022.

CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - São Paulo, SP, Brasil

23 março 2011

EU INDICO - Tocando a vida sobre rodas.

Este é o site do meu amigo Evandro, um cara que vem enfrentando os acontecimentos da vida de uma maneira realista e ao mesmo tempo descontraída.
Para quem acha que a vida esta difícil precisa ver a palestra motivacional que traz o mesmo nome no site e tem emocionado muita gente.
Visitem vale a pena ! ! !


22 março 2011

Rede Lucy Montoro de São José dos Campos começa a receber móveis.


São José dos Campos é a quinta cidade do estado a receber um centro de especializado no atendimento
a pessoas com deficiência. É o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, instalado na Vila Industrial, que
começa a receber equipamentos e logo será entregue à população. Trata-se de uma obra do governo
estadual, em parceria com a Prefeitura, e nela foram investidos R$ 4,1 milhões.
As atividades do centro terão apoio técnico e operacional do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Ali serão atendidas pessoas com deficiência física.
O órgão também cuidará de doenças que tenham o potencial de incapacitar os portadores. A estimativa é de 12 mil atendimentos por mês, beneficiando 39 cidades da região.
A equipe do centro terá médicos especialistas em fisiatria, cardiologia, urologia e psiquiatria, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos,  nutricionistas, fonoaudiólogos e dentistas. Os pacientes terão acesso a órteses, próteses e cadeiras de  rodas, conforme a necessidade. LEIA MAIS...

 >>> Destaque para a participação do nosso "colega" de basquete em cadeira de rodas PERNA. <<<

ISENÇÃO DE IMPOSTO NA COMPRA DE CARRO NOVO

Uma das paixões dos brasileiros sem duvida nenhuma é carro e se for zero melhor ainda.
As pessoas com deficiência ao longo dos anos tem alcançado algumas conquistas, entre elas o direito de comprar um carro novo com alguns descontos que reduz em alguns casos em até 30% do valor do veiculo o que facilita para a aquisição, apesar que mesmo assim ter um carro novinho em folha é um sonho muito caro de se realizar.
No nosso site www.pessoacomdeficiencia.com uma das páginas mais acessadas é a que trata justamente sobre isenção de impostos para a aquisição de carros novos, tenho alguns vídeos que ajudam as pessoas a entenderem um pouco melhor e começar uma pesquisa até porque as leis estão mudando constantemente.
Mais vale a pena dar um olhadinha.


16 março 2011

Habib's vaga para pessoa com deficiência bem protegida.

Hoje por volta das 20h estive no Habib's que fica na Praça Afonso Pena, 158 , Centro , São José Dos Campos - São Paulo para comer algo no lugar da janta (às vezes é preciso) e fui direto estacionar na vaga para pessoa com deficiência mais infelizmente me deparei com os famosos guardadores de vagas reservadas OS CONES, tinha 3 vagas que estavam sendo vigiada por 3 cones entrelaçados com aquelas correntes de plástico amarela e preta e só faltou uma plaquinha NÃO SE APROXIME, bom, fiquei ali parado com o carro embicado na calçada em uma posição que deixava claro a minha intenção de estacionar ali, as pessoas olhavam lá de dentro da loja e nada faziam é claro que eu não esperava uma ação de clientes por isso estou me referindo aos funcionários; depois de perceber que ninguém iria tirar um daqueles malditos cones eu resolvi sair e parar na próxima esquina onde tinha uma vaga reservada da prefeitura.
Eu estava com a minha mulher que como já disse em outros posts é deficiente visual, ela queria sair do carro pra tirar o cone não achei que fosse conveniente até por uma questão de segurança dela lembrando que eles estavam amarrados uns aos outros pela corrente, muito bem, larguei meu carro na vaga publica e voltei pra loja, minha esposa sentou e eu encostei minha cadeira de rodas na mesa, logo se aproximou o garçom e antes que ele abrisse a boca eu falei primeiro:
_ Por favor, me traz um cardápio em Braille e chame o gerente por favor que desejo falar com ele.
_Desculpe senhor não temos o cardápio como o senhor pediu.
_Então é um motivo a mais pra você chamar o gerente pra mim por favor.
O rapaz saiu e logo voltou com um cardápio em Braille que a Gorete pegou rapidinho e já começou a ler, enquanto isso veio o gerente, eu me apresentei e coloquei pra ele a questão do estacionamento.
_Temos um segurança que retira os cones quando necessário porque se deixarmos sem qualquer um infelizmente estaciona lá.
Bom, claro que eu disse que fiquei um tempo e não vi segurança algum e bla, bla, bla, por fim o gerente agradeceu a minha reclamação e disse que ira tomar providências para que isso não acontece mais e eu fingi que acreditei.

Obs:. Lógico que elogiei pelo fato de terem cardápio em Braille.

12 março 2011

Ponto para o Governo de São Paulo.



O Governo do Estado de São Paulo colocou no ar o site Memorial da Inclusão que tem partes em 3D e muita informação sobre o movimento popular e governamental em prol da pessoa com deficiência, disponível em 3 idiomas o site é um exelente canal de pesquisa sobre muitas ações que aconteceram no passado e que resultaram nestas boas notícias que estamos podendo divulgar hoje.
Vale a pena acessar o site e também visitar o memorial que fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 17h na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo. 

www.memorialdainclusao.sp.gov.br
 



11 março 2011

Curso gratuito para dentistas aprenderem a atender pessoas com deficiência.



SJC: Dentistas recebem treinamento para atenderem deficientes
Unesp oferece curso de especialização para profissionais da área
Ir ao dentista pode parecer uma tarefa simples, mas para quem sofre com algum tipo de deficiência cuidar da saúde dos dentes pode ser complicado, principalmente por falta de preparo dos profissionais. Por isso, um curso gratuito voltado para a especialização de dentistas será realizado em São José dos Campos.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Flávia (esq) é uma das beneficiadas pelo programa de saúde bucal
Flávia sempre teve cuidado com os dentes. A mãe a levava em dentista particular, mas desde 2010 a advogada passou a ter atendimento gratuito na Unesp. Há toda uma equipe e equipamentos preparados para dar atenção aos portadores de deficiência. “É muito difícil encontrar um dentista que saiba trabalhar com pessoas com deficiência, porque tem um mito de que o deficiente é difícil, é complicado e muitas vezes as pessoas fazem confusão com deficiência física e deficiência mental”, relata a mãe Maria do Carmo da Silva.

“Cada tipo de deficiência demanda certos tipos de cuidado que a nós precisamos trazer ao paciente. Para um paciente que tem um comprometimento físico, temos os posicionadores e os adaptadores na cadeira. Para o deficiente auditivo, nós temos o auxílio de uma fonoaudióloga, que tem uma prancheta de comunicação”, explica a dentista Camila Hardt.

Ela lamenta a falta de profissionais capacitados no mercado. “É uma especialidade nova que foi reconhecida pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia) em 2002. Então nós temos uma demanda pequena desses profissionais no mercado e é preciso sim se capacitar e aperfeiçoar o atendimento para as pessoas especiais”, completa Camila

Para ajudar a mudar essa realidade, a Universidade do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o curso de especialização. Os dentistas vão aprender a trabalhar com os portadores com qualquer tipo de deficiência e com isso oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. “Hoje nós temos aqui em São José a oportunidade de capacitar profissionais de todo o estado de São Paulo, preferencialmente os que estejam vinculados às prefeituras, ONGs (Organizações Não Governamentais) e universidades, porque nosso objetivo é que esses profissionais consigam atender gratuitamente esses pacientes”, informou a fisioterapeuta Carla Paes. A fisioterapeuta diz ainda que é importante que as pessoas com deficiência também se inscrevam.

Saiba mais

O programa de saúde bucal tem dois profissionais preparados para atender as pessoas com deficiência. Segundo a coordenadora, são feitos 45 atendimentos por semana e a espera por uma consulta chega a um mês e meio. A demanda é grande porque pacientes de 14 municípios são levados para participarem do programa.

Em São José dos Campos a porta de entrada para o atendimento odontológico são as unidades básicas de saúde. De lá, os pacientes podem ser encaminhados para os ambulatórios ou o hospital municipal, dependendo do caso.

Os dentistas interessados em fazer o curso da Unesp podem se inscrever até o dia 20 de março pelo sita da instituição. Os portadores de deficiência que quiserem participar do atendimento também podem fazer a inscrição também pela internet, no mesmo site, ou então na secretaria universidade, que fica na Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 777, no Jardim São Dimas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone             (12) 3947-9086 begin_of_the_skype_highlighting            (12) 3947-9086      end_of_the_skype_highlighting

Novo conceito em Handbike.

Este é o mais novo conceito em handbike, uma máquina totalmente diferente do que existe hoje no mercado.
Eu só fico pensando o seguinte se as comercializadas hoje em dia custam mais de oito mil reais quanto não vai custar esta, hem ?


09 março 2011

Inacreditável, 3000 vagas esperando pessoas com deficiência ?

Emprega SP tem mais de três mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência
Em 09/03/2011
As mais ofertadas são para Auxiliar de linha de produção, Operador de Telemarketing, Auxiliar de limpeza, entre outras
O Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) - sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra - por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) disponibilizou, em todo o Estado, 3.017 vagas de trabalho para o setor de serviços. As mais ofertadas são para Auxiliar de linha de produção, Operador de Telemarketing, Auxiliar de limpeza, Auxiliar administrativo, Recepcionista, Repositor de mercadorias, Vigia e Servente de obras. No total estão disponíveis 30.434 vagas para diversos setores em todo Estado.
Quem quiser se candidatar deve acessar www.empregasaopaulo.sp.gov.br, fazer login e senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF e carteira de trabalho. É importante que o usuário mantenha seus dados do cadastrado atualizados para não perder oportunidades de trabalho.
"O Emprega São Paulo tem conseguido inserir muitos trabalhadores por todo Estado. Prova deste sucesso é a recolocação profissional para mais 413 mil trabalhadores paulistas além de cadastrar cerca de 3,3 milhões de currículos", afirma o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia.
Em março de 2009 foi iniciado um sistema que utiliza mensagens SMS para convocar os candidatos. Foram enviadas mais de um milhão de mensagens. O contato para entrevistas de emprego também é feito via email. Um ano depois foi implantada no Emprega São Paulo a ferramenta de georreferenciamento, possibilitando que o candidato encontre um trabalho perto de sua casa e a empresa contrate um profissional próximo do seu endereço.

08 março 2011

CADEIRA DE RODAS SEM RODAS

É claro que este equipamento não é uma cadeira de rodas sem rodas e sim um equipamento fabricado para possibilitar que a pessoa com deficiência possa esquiar Esqui Alpino Adaptado é o nome dele.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Vamos fazer deste post um verdadeira homenagem as mulheres escrevendo no comentário o nome de uma mulher que você admira e porque...

05 março 2011

Ótima notícia para as pessoas com deficiência.

TAC estabelece novas regras sobre cartão de estacionamento.
Cuiabá / Várzea Grande, 04/03/2011 - 14:27.

Da Assessoria
A partir de agora, o poder público não poderá exigir documentação comprobatória para renovar o cartão de estacionamento destinado às pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção permanente. A medida consta no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Estadual (MPE) com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), nesta quarta-feira (02.03). Caso os órgãos não cumpram o acordo, terão que arcar com multa diária de R$ 1 mil para cada caso de descumprimento.
De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, quando certificada na primeira credencial que a pessoa apresenta deficiência permanente, os órgãos se comprometem a não exigir qualquer documento para renovar o cartão de estacionamento. “A periódica exigência de comprovação da deficiência para emissão do cartão de estacionamento representa, em regra, afronta à dignidade humana da pessoa, porquanto constrangedora, além de ser demasiadamente dispendiosa e desnecessária, em grave dissonância ao princípio administrativo da eficiência”, afirma ele.
Consta no acordo que para a primeira e única comprovação da deficiência permanente bastará a apresentação de atestado médico devidamente certificado ou qualquer documento que seja expedido pelo poder público, com a identificação da deficiência ou a causa da dificuldade de locomoção. Quando certificado que a pessoa que requer o benefício apresenta deficiência transitória, deverá ser exigida a comprovação em períodos condizentes com a suposta probabilidade de reversão do quadro apresentado.
“É considerada deficiência transitória aquela passível de recuperação e alteração em graus significativos. Para a necessidade de nova comprovação da deficiência deverá transcorrer, necessariamente, o prazo mínimo de um ano, sendo o mesmo estendido quando comprovado a necessidade”.
O promotor alerta às pessoas para utilizarem o cartão de forma correta, obedecendo a legislação vigente que trata sobre o assunto. “O próximo passo será orientar a fiscalização de trânsito para multar todos os veículos que estiverem ocupando vagas destinadas às pessoas com deficiência e não possuírem o cartão de estacionamento. A população deve respeitar os espaços que são destinados à essas pessoas”.
ATRIBUIÇÃO - A SMTU emite e estabelece critérios para a validade do cartão de estacionamento destinado às pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção domiciliadas na Capital. Já o Detran emite o cartão para os demais municípios do Estado que ainda não estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, por meio das Ciretrans. A fiscalização do cumprimento do TAC será feita pelo Ministério Público e pelos Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

BY: odocumento.com

04 março 2011

Encontro do Núcleo Regional VII elege nova diretoria

Cerca de cem pessoas participaram do encontro do Núcleo Regional VII realizado na quinta-feira (3), na Casa do Idoso. Na ocasião foram eleitos os delegados para o Seminário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá no dia 12 de maio e vai eleger a nova diretoria do Conselho Estadual.

Na cerimônia de abertura, que teve a presença do secretário de desenvolvimento social e do vice-prefeito, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Oliveira Justino, destacou o trabalho que vem sendo realizado ao longo do tempo para a inclusão. Segundo ele, “incluir a pessoa com deficiência na sociedade é importante e depende da colaboração de todos, pois só assim iremos derrubar as barreiras físicas e de atitude impostas.”

Já o coordenador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Wanderlei Marques de Assis, falou sobre as ações desenvolvidas em São José, visando à inclusão. “O trabalho realizado na cidade ao longo dos anos, vem tornando São José uma referência na implantação de políticas públicas voltadas a pessoa com deficiência”, concluiu.

Além de eleger os delegados que participarão do Seminário Estadual, foi formada também a nova diretoria do Núcleo Regional VII que é composta por 12 membros, contando com a participação de um representante do Conselho Estadual.

O encontro teve representantes das cidades de Caçapava, Taubaté, Ubatuba, Lorena, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Jacareí e São Paulo.

Foram eleitos seis delegados para o Seminário Estadual:

Carlos Eugênio Bakos (São José)
Eurico Fernandes (Jacareí)
Eliane da Silva Pravet (Caçapava)
Wanderley Marques de Assis (São José)
Admilson Machado Floriano (Jacareí)
Willian Paulo da Silva (Pindamonhangaba)

A nova diretoria do Núcleo Regional VII ficou com os seguintes membros:

Aguinaldo (Taubaté);
Maria Claudete Moura (São José)
Damiana Soares Pereira (Ubatuba)
Ivan Melo Garcia (São José)
Natanael Cardoso dos Santos (Lorena)
Niuce Clara Martins Costa (São José)
Maria Goreti Cortez (São José)
Juliana Azevedo (São José)
Tatiane (Caraguatatuba)
Carlos Alberto Gonzaga (Pindamonhangaba)
Andreia Campos Sales Martins (Pindamonhangaba)

02 março 2011

CARNAVAL E BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

O time de basquete em cadeira de rodas de São José dos Campos foi convidado na ultima terça feira à desfilar no sábado dia 5 de março de 2011 no bloco de carnaval Fala Negão.
O objetivo principal é divulgar a existência da equipe no município além de proporcionar um momento de descontração e diversão aos "malacabados" do time.