A Prefeitura de Uberlândia sediou, na tarde desta quarta-feira dia 8 de fevereiro de 2023, no Centro Administrativo Municipal, a posse da nova diretoria executiva e demais membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Compod para o biênio 2023-2025.
A cerimônia, que contou com representantes da sociedade civil e várias autoridades, aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo.
Para o prefeito Odelmo Leão, a atuação do Compod é importante para toda sociedade. “O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é um grande parceiro nas melhorias de políticas públicas.
Os membros são gabaritados e de muita competência para orientar e apontar a mudança necessária para melhorar a vida de todos, principalmente, discutindo pautas que implementam a inclusão e acessibilidade na nossa Uberlândia”, pontuou o prefeito.
Segundo o presidente recém empossado Idari Alves, a articulação do conselho junto aos poderes Executivo e Legislativo é necessária para ampliar o debate e as conquistas.
“Temos conseguido, ao longo da nossa existência, muitas conquistas ao lado da Prefeitura, como a modernização dos semáforos e do transporte público em geral com acessibilidade, reforma e ampliação das 97 escolas com a estrutura necessária, temos o Centro de Referência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA), sendo o primeiro de Minas Gerais, e várias outras melhorias.
Enfim, tudo isso é resultado de diálogos e muito trabalho”, ressaltou Idari.
Criado em 2002, por meio da lei municipal nº 7.934, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Compod, tem por finalidade principal a proteção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Trata-se de um órgão colegiado de assessoramento, que está vinculado atualmente à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e tem caráter permanente, paritário, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de atendimento no âmbito do Município de Uberlândia.
O órgão ainda foi o primeiro conselho municipal a ter assento no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Sendo inclusive, um dos responsáveis por organizar a conferência nacional. Ele é composto por 22 membros, dos quais 11 são representantes da área governamental e 11 são representantes da sociedade civil, eleitos entre as entidades representativas do segmento das pessoas com deficiência.
As reuniões do Compod são abertas à população e acontecem todas às segundas terças-feiras de cada mês, às 14h, na sede, que fica na Avenida Rondon Pacheco, 2.446
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.