25 junho 2012

PRIMEIRA TURMA DE CUIDADORES RECEBE DIPLOMAS EM SÃO PAULO

25/06/12 19h19

Curso de Cuidadores de pessoas com deficiência tem formatura de sua primeira turma

Os 51 aprovados do Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência receberam certificado na tarde desta segunda, 25 de junho
Governador e Secretária cumprimentam coordenadores do curso de cuidadores

Na tarde desta segunda, 25, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência a formatura da primeira turma do Curso de Cuidadores. O curso foi realizado pela Secretaria em parceria com a Disciplina de Telemedicina e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

Antes da cerimônia de formatura, os alunos tiveram uma última aula do curso com o professor DrChao Lung Wen, professor da Telemedicina da FMUSP.O curso de capacitação garante ao aluno receber informações cruciais sobre saúde, organização, planejamento, moda e direitos, entre outros. Entre os 90 inscritos, 73 alunos concluíram o curso e 51 foram aprovados.
A Secretária Dra Linamara enfatizou a importância de um curso como esse. “O curso de cuidadores vai ao encontro das grandes necessidades das pessoas com deficiência”. E ressalta que “será um grande instrumento para a inclusão das pessoas com deficiência na saúde, no lazer, em todas as áreas”.

O curso teve duração de três meses e 90% do plano de ensino foi realizado à distância, por meio de uma plataforma virtual. A Secretária destaca que “esse curso não é trivial, ele é reconhecido pelo MEC, e faz com que os cuidadores reforcem o trabalho de construir o conceito e incluir as pessoas com deficiência”. Dra. Linamara frisa, ainda, que a ideia é fazer com que os próximos cursos sejam expandidos para outros locais do estado e que tenham aulas presenciais também. 

“A participação da pessoa com deficiência na sociedade se faz pela presença do cuidador”, destaca, acrescentando que o final do curso não significa final do contato. Ela espera que cada aluno que passou pelo curso passe a ser uma “sentinela dos direitos da pessoa com deficiência”.

O Dr. Shao Lung Wen, coordenador do curso pela Faculdade de Medicina da USP, destacou o aspecto de “mudança” que o curso trouxe ao sistema de ensino à distância. “Mudança na abordagem humana e no aspecto da acessibilidade em rede. É um curso com abordagem biopsicossocial”.

Ele destacou, ainda que o ponto de mudança do curso é que, embora seja à distância, a interatividade da relação entre alunos e professores confere a possibilidade de se formar uma “rede contínua de novos conhecimentos”.

Para o governador Geraldo Alckmin, o Brasil é um país cada vez mais de idosos, o que exige políticas públicas voltadas a esse público, que inclui as pessoas com deficiência. Com seu costumeiro bom-humor, o governador brincou que irá “baixar um decreto em que será proibido morrer antes dos 100 anos, mas as mulheres nunca morrerão”. 

Seu comentário fez alusão ao elevado número de participantes mulheres não só no curso, mas, cada vez mais, em vários setores da sociedade como a saúde, educação, assistência social e agora, os cuidadores.
O governador encerrou sua presença na formatura lembrando dizeres de Victor Hugo (1802- 1885) ao se referir que o “diâmetro de uma civilização se mede pelo diâmetro da liberdade de imprensa - sem liberdade de expressão e debate não há civilização”. Geraldo Alckmin acrescenta que "uma civilização se mede pelo diâmetro dos direitos sociais e pelo diâmetro da solidariedade”.

Na ocasião, os 51 aprovados receberam o certificado de conclusão de curso, emitido pelo Centro Paula Souza. O conteúdo do curso foi distribuído em seis eixos principais: “Noções de Organização e Planejamento”, “Hospitalidade Doméstica e Pública”, “Moda Inclusiva”, “Direitos da Pessoa com Deficiência”, “Saúde Integral” e “Saúde da Pessoa com Deficiência”.

OS INTERESSADOS EM INSCREVER- SE PARA AS PRÓXIMAS TURMAS DO CURSO DE CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEVEM ACESSAR:http://cuidadores.edm.org.br/aia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas