28 de out. de 2019

Capacitação em Deficiência Intelectual 400h

 Curso de capacitação em deficiência intelectual


Capacitação em Deficiência Intelectual 400h


O curso

Os Movimentos Mundiais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência transformaram os cenários da Educação Especial, colocando-a numa perspectiva inclusiva. Assim, a partir dos avanços na conquista por direitos em relação à inclusão social e seus pressupostos contra a discriminação e exclusão e dos direitos humanos à educação, impõe-se ao Sistema Educacional Brasileiro grandes desafios no sentido de construir uma escola que, de fato, ofereça uma educação inclusiva.
Dentre esses grandes desafios, encontram-se os professores com necessidades constantes de formação e qualificação que os possibilite desenvolver um trabalho didático-pedagógico que responda aos direitos de aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.
Com estas preocupações, o Curso de Capacitação em Deficiência Intelectual se estruturou para contribuir com os desafios do processo de ensino e aprendizagem do aluno com DI, através de subsídios teórico-práticos tanto ao professor de sala de aula regular quanto ao professor que atua no atendimento educacional especializado (AEE).
Carga horária de 400 Horas.

Temáticas a serem abordadas no curso de Deficiência Intelectual:

  • Novos cenários educacionais e a necessidade de olhar para as diferenças
  • Deficiência Intelectual: aspectos históricos, conceituais e etiológicos
  • Cognição, desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva (sócio)interacionista
  • Contribuições da Neurociência para a compreensão dos Processos Cognitivos
  • Contribuições da Psicanálise para pensar a Deficiência Intelectual
  • O trabalho pedagógico na sala de aula comum: alfabetização e letramento
  • Fundamentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno com DI
  • Os fundamentos do AEE e as interfaces com a sala de aula comum
  • Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual
  • O trabalho com a família do aluno com Deficiência Intelectual
  • Oportunizar formação na área de Deficiência Intelectual, capacitando profissionais para a atuação qualificada nas diferentes modalidades e níveis de ensino, em instituições formais e não-formais e múltiplos espaços da sociedade, contribuindo para a melhoria das relações e desenvolvimento integral das pessoas.
  • Instrumentalizar o professor de sala de aula regular e da sala de recursos multifuncional quanto ao planejamento e realização das interlocuções e demais ações inerentes às funções. Auxiliar no processo de alfabetização e letramento do aluno com DI, incluindo as questões de construção do número.
  • Contribuir com a qualificação de gestores escolares, monitores e familiares acerca do processo educacional do aluno com DI para uma atuação consciente e competente, através de conhecimentos acerca da deficiência e das necessidades específicas dos alunos


O curso é totalmente online, desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância). Após a efetivação da matrícula, o curso fica disponível para estudos pelo período de 180 dias.
Para matricular-se é necessário o preenchimento correto de todos os dados requeridos. Logo em seguida, o cursista recebe um e-mail com o login e instruções para o acesso ao ambiente de aprendizagem do curso.
O acesso ao curso pode ser realizado em qualquer horário, tanto através de computadores, tablets ou mesmo smartphones. O Ensino.digital utiliza uma metodologia própria em seus cursos, baseada na ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos e centrada no autoestudo.
Após a realização dos estudos o Cursista deverá, através da avaliação do curso, obter nota mínima de 70 para aprovação. A aprovação é condição para a emissão do certificado digital, gerado eletronicamente no próprio ambiente de aprendizagem do curso.

Novos cenários educacionais e a necessidade de olhar para as diferenças Estudo dos novos cenários educacionais a partir das mudanças de paradigmas na perspectiva inclusiva, e como essas mudanças repercutem no contexto educacional e na função e na profissão docente.

01 30h Deficiência Intelectual: aspectos históricos, conceituais e etiológicos Estudo dos aspectos históricos que marcaram a Educação Especial no mundo e suas influências no Brasil, bem como a compreensão da própria concepção de Deficiência Intelectual – do modelo médico ao modelo social – assim como os fatores etiológicos que causam a deficiência, a partir das atualizações semânticas e da nova classificação segundo o DSM-5 

02 50h Cognição, desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva (sócio)interacionista Estudo do desenvolvimento, cognição e aprendizagem na perspectiva interacionista e sociointeracionista.

03 40h Contribuições da Neurociência para a compreensão dos Processos Cognitivos Compreensão da composição, do funcionamento e da plasticidade cerebral. Estudo das funções cognitivas que possuem estreita relação com a DI. Considerando-se esses conhecimentos prévios como sendo fundamentais para o entendimento de como ocorre a aprendizagem. Pertinência dos estudos das Interfaces da neurociência e educação na formação de professores.

04 40h Contribuições da Psicanálise para pensar a Deficiência Intelectual Contribuições da psicanálise para compreensão da constituição do sujeito; de como ocorrem os processos de pensamento e dos aspectos a serem observados na linguagem, na psicomotricidade, no desenho e no brincar para o desenvolvimento do sujeito.

05 40h O trabalho pedagógico na sala de aula comum: alfabetização e letramento Estudo dos aspectos históricos do atendimento educacional às pessoas com DI, a necessidade de uma de uma prática pedagógica e de um currículo coerente com a proposta de Educação Inclusiva. Apresentação de estratégias e atividades pedagógicas para o atendimento do aluno com DI no ensino regular , com sugestões de jogos, brinquedos e brincadeiras focados na aprendizagem, incluindo a leitura, a escrita e a quantificação.

06 50h Fundamentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno com DI Estudo do processo avaliativo curricular frente a um cenário de mudança de paradigma, conhecendo e analisando o Referencial de Avaliação de Aprendizagem na Área da Deficiência Intelectual, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que traz as expectativas de aprendizagem dos alunos com DI em diversas áreas do conhecimento, envolvendo os ciclos I e II do Ensino Fundamental regular e da EJA.

07 40h Os fundamentos do AEE e as interfaces com a sala de aula comum Estudo dos fundamentos do AEE a partir da perspectiva da Educação Inclusiva, apresentando seus aspectos legais, e a articulação necessária entre a sala de aula regular e o AEE.

08 40h Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual Estudo do AEE para aluno com DI, apresentando a distinção entre a ação do professor de sala de aula regular e do professor do AEE, bem como orientar o Plano do AEE- trazendo a partir de sugestões práticas que contribuam para planejamento das atividades do professor.

09 40h O trabalho com a família do aluno com Deficiência Intelectual Estudo do envolvimento e inter-relações entre a família do aluno com DI e a escola, partindo da compreensão do luto, passando pela discussão em torno do tema da sexualidade das pessoas com DI, a interface do AEE com a família, culminando em um roteiro de entrevista com a família.


10 30h PROGRAMA CURRICULAR | EIXOS TEMÁTICOS CARGA HORÁRIA


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