18 abril 2013

O QUE DIZER QUANDO UMA DAS MAIORES FEIRAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO MUNDO USA A TERMINOLOGIA INCORRETA ?

Hoje, 18 de abril de 2013 acessei o site da REATECH , uma das maiores feiras do mundo voltada ao publico de pessoas com deficiência com produtos e serviços de todos os tipos e fiquei decepcionadamente surpreso ao ver que na manchete onde se divulga a abertura da edição 2013 estão usando a terminologia "deficiente" e não "pessoa com deficiência" como orienta a Convenção Internacional dos direitos das Pessoas com Deficiência; De imediato lembrei da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência que aconteceu em novembro de 2012 onde na ocasião a Presidenta Dilma em sua fala cometeu o mesmo erro usando a terminologia errada e foi imperdoavelmente vaiada e logo em seguida ovacionada ao dizer na tentativa de remendar pano velho que: "Pessoa com Deficiência é mais humano" .
Bom, tanto a presidenta como muitos setores da imprensa não tem uma ligação direta e cotidiana com o seguimento e mesmo sem ter o direito de errar na minha opinião merecem um desconto, mas, os organizadores da Reatech ai já é de mais, afinal são exploradores capitalistas do seguimento ou em outras palavras ganham dinheiro com o seguimento explorando desde o estacionamento até a refeição consumida na feira, então, que tal evitar o erro ?

Imagem: Print do site da Reatech com a manchete: Reatech 2013 é aberta difundindo tecnologia acessível ao deficiente .

3 comentários:

  1. Amigos a terminologia incorreta não é nada se comparando com os banheiros quimicos da Reatech, Como pode uma feira desse porte não ter banheiros adequados para o seu publico alvo "pessoas com deficiência".
    Bom falta é respeito com as PcD.

    Valdir Timóteo

    ResponderExcluir
  2. Wanderley errar é humano mas permanecer no erro não vou nem dizer porque todo mundo sabe é demais os erros cometidos que tal fazermos um boicote ai vai ser de menos no bolso deles talvez eles prefiram isso que todo mundo não consuma nada se fiserem isso no proximo ano quem sabe as coisas melhoram.Acorda povo meu eles gostam dos lucros em cima das Pessoas com Deficiencia e não das Pessoas com Deficiencia se não fosse assim respeitariam mais e tratariam melhor .

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua denúncia! Fiz o mesmo no meu blog, onde aproveitei e critiquei o título de um dos seminários gratuitos sobre Espeleologia. Além de usarem "portadores de necessidades especiais", ainda empregaram o termo "melhor idade" para designar a pessoa idosa. Lamentável não haver um filtro por parte da organização do evento. São tantos anos trabalhando com esse público que uma gafe dessas não pode passar ignorada e aceita. Veja o post que escrevi a respeito, no mesmo dia: http://reabgeronto.wordpress.com/2013/04/18/reatech-2013-hoje/
    Parabéns pela inciativa e pelo blog! Abraços,
    Renata Cereda

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas