25 janeiro 2016

Conhecer a LBI é uma questão de honra

  
 Junto com a Lei Brasileira de Inclusão virão uma série de penalizações previstas .Teremos agora o anteparo da lei,o fundamento para requerermos a validade de muitos dos nossos direitos fundamentais.Porém,amigos,muita calma nessa hora.Passar da legalidade para realidade será um desafio.

 Porque nós vivemos em um país cheio de particularidades.Aqui,ocorre uma prática jurídica incomum:existe a lei que não ‘’pega’’.A LBI é bastante criteriosa em sua redação,é vista como uma conquista pela seriedade,o rigor com o qual ela prevê sanções contra várias condutas abusivas.

  Lembra daquela política praticada por planos de saúde particulares,na qual a pessoa com deficiência era obrigada a pagar uma taxa maior?Isso está proibido.Todos os teatros,cinemas,auditórios,ginásios de esporte,locais de espetáculo terão que reservar espaço para as pessoas com deficiência, em todos os seus setores .

 Aliás,as salas de cinema precisarão garantir às pessoas com deficiência recursos de acessibilidade em todas as sessões.Esses direitos mencionados,até serem efetivados,irão demorar um tempo.A adaptação dos espaços públicos vai demandar também muita presteza do poder público.E,com certeza,haverá algum tipo de represália por parte dos gestores dos planos privados de saúde.

  A Lei Brasileira de Inclusão é um divisor de águas.Um marco para a nossa luta.Porém,a melhor maneira de legitimarmos essa conquista é sermos cúmplices dos direitos nela instituídos.Precisamos estabelecer uma intimidade com os artigos que compõem a LBI.

  É necessário iniciar uma relação de fé com a profusão dos princípios ali instaurados.Ainda que nas vivências cotidianas isso ainda não conspire ao nosso favor,um rascunho do futuro começou a ser definido.Vivemos um momento histórico,com a implementação das bases de uma cidadania plena.

 Para requisitarmos novos parâmetros de acessibilidade,precisamos ser fiscais dos abusos,estarmos prontos para ouvir caras feias e aptos para encontrar soluções.Saber das resoluções da Lei Brasileira de Inclusão é uma questão de honra nossa.Um imperativo do novo viver.Começou em janeiro de 2016 uma outra etapa da nossa luta.

 Precisamos estar vigilantes,atentos e fazer cumprir o que a nós é garantido pela lei,mas que precisa ser fixado na prática.

 Aqui estão dois links para você conhecer a Lei Brasileira de Inclusão:


 Um abraço para todos,

 André Nóbrega.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas