19 outubro 2021

Dica de filme com pessoa com deficiência - CANVAS - NETFLIX


Canvas é uma animação curta-metragem da Netflix que promete fazer a audiência se emocionar.

A empresa de streaming tem aproveitado o período de falta de cinemas, causada pela pandemia do novo coronavírus em 2020, para apostar cada vez mais alto no Oscar 2021.


Depois de lançar filmes com grande potencial de indicação, como Mank e Era Uma Vez Um Sonho, além de outro curta de animação, Se Algo Acontecer Te Amo, agora a Netflix resolve tentar mais uma indicação com a história profunda e emocionante da animação Canvas Netflix, apesar de bem sucinta – como todo curta de animação deve ser (assista aqui).


canvas netflix animação curta metragem drama familiar


Do que se trata a animação Canvas Netflix

Canvas conta a história de um avô que passou por uma perda trágica e que se encontra perdido, em depressão, sem vontade de fazer nada. Ele sempre gostou de pintar, e nem mesmo isso tem lhe despertado vontade. Além dele, toda  a sua família também sofre com a perda, mas seus membros tentam, a todo custo, passar forças ao patriarca para que ele consiga atravessar esse momento difícil.


Sem ter forças para aplacar sua tristeza, o homem acaba abandonando seu hobby preferido. Entretanto, ele passa a contar com a ajuda de sua neta para tentar retomar suas atividades e, quem sabe, conseguir recuperar seu ânimo para atravessar seu período de dor. Ao lado da menina, o velho homem embarca em uma jornada emocional onde ele busca curar suas feridas e conseguir seguir em frente com a sua vida.


Assim como o já citado Se Algo Acontecer Te Amo, o curta-metragem Canvas Netflix pretende usar a emoção para se conectar mais facilmente com o público. E também como o outro curta, estrondoso sucesso da Netflix no fim do mês passado, esta animação consegue cumprir sua missão com louvor. A primeira coisa que deve ser notada é seu visual: todo realizado em computação gráfica, fica nada a dever para os grandes estúdios de animação, como Pixar ou Illumination. O filme tem a mesma competência de A Caminho da Lua, outra aposta da Netflix no campo da animação, lançado no começo de novembro na plataforma.


Em seguida, é preciso louvar também sua técnica narrativa. Não há diálogos na animação Netflix Canvas – tudo é mostrado através de gestos dos personagens e das imagens que capturam o sentimento do momento. Apesar de parecer mais leve quando comparado a Se Algo Acontecer Te amo, Canvas tem uma história forte e que evoca situações que podem acontecer em qualquer família, em qualquer lugar, transformando sua mensagem em algo universal.


E justamente por não ter diálogos, Canvas permite que nós, espectadores, possamos sugerir situações que podem ou não ter acontecido com essa família através das imagens que nos são mostradas. Essa é outra esperteza dessa produção, já que melhor do que mostrar é sugerir. Podemos especular sobre motivos e sobre atitudes que os personagens tomam, mas nunca duvidamos do que eles sentem. Dessa forma, é fácil concluir que esse curta de animação tem seu coração no lugar certo. E isso se reflete no resultado final. Méritos para o roteirista e diretor Frank E. Abney III, responsável pelos nove minutos de Canvas.


canvas netflix animação curta metragem drama familiar

No fim das contas, o curta passa a mensagem de que, mesmo com todas as intempéries da vida, ainda é possível encontrar sentido nela, mesmo quando uma falta dolorosa passa a fazer parte de sua rotina. Lidar com as questões de vida ou morte tem sido uma tônica nas animações há muito tempo – mesmo que tenha encontrado seu ápice em Up – Altas Aventuras, filme da Pixar lançado em 2010.


É uma forma de falar sobre o assunto com delicadeza para crianças, ao mesmo tempo em que emociona adultos que podem se reconhecer nas situações. A animação Netflix Canvas atinge esse objetivo, e embora não seja tão impactante quanto Se Algo Acontecer Te Amo, arrancará lágrimas de muita gente.


Fonte do texto:

https://interprete.me/canvas-netflix-animacao-curta-metragem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas