06 novembro 2010

LEVANTA E VEM PRO MEIO ?

Hoje eu e a minha esposa fomos fazer um curso de batismo na Paróquia Espírito Santo aqui em nossa cidade São José dos Campos, fomos muito bem recepcionados pela pastoral da família que como sempre fazem um belíssimo trabalho sempre formando e evangelizando os membros da igreja.
O local onde aconteceu o curso era um lindo auditório com muitas cadeiras, um som muito bom, ar condicionado, data show e um palco grande a frente que alias tem uma rampa de acesso ao palco.
Na hora que chegamos e fomos encaminhados no sentido do auditório confesso que fiquei muito triste, decepcionado e até revoltado quando cheguei com a minha cadeira de rodas no pé de uma escada e perguntei pra alguém da coordenação se não tinha elevador, a pessoa me respondeu que não e com toda boa vontade do mundo falou que me ajudaria subir.
Nós estamos em 2010, o mundo inteiro fala em direitos humanos, fala em acessibilidade e fala em amar e respeitar o próximo e derrepente eu chego na igreja que eu sigo ou melhor que eu sou parte e me deparo com um prédio novinho em folha que não tem acesso digno as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no seu total.
Na verdade naquela hora eu pensei muito no amor que tenho pela minha futura afilhada, consideração pelos meus futuros cumpadres, cheguei a pensar inclusive no respeito que tenho que ter pela comissão que estava ali para realizar o evento, mais me deu vontade de recusar ser levado escada acima e fazer valer o meu direito de cidadão.
Como disse, relevei e fiz o curso mesmo passando pelo constrangimento e principalmente pelo perigo de ser carregado com cadeira e tudo pela escada.
Em conversa com um dos organizadores que alias foi muito educado e solidário a nossa observação ele disse que no projeto tinha acesso mais que não foi feito.
Considerando que acredito que nada acontece por acaso, penso, que este epsódio serviu para que eu lembre os responsáveis pela construção e lembre também os agentes de fiscalização pela cobrança da preservação do direito das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Um comentário:

  1. Oi Wanderley, anda sumido!
    Pois é, a igreja, casa de Deus, não acessível aos fiéis. Estou no momento escrevendo um post sobre a campanha da fraternidade de 2006: "Levanta-te e vem para o meio e gostaria de citar seu post, posso?
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas