06 fevereiro 2011

100% de ônibus acessíveis um sonho conquistado com muita luta.

Depois de 12 anos de muita luta e persistência do GAPNE para que São José dos Campos tenha 100% dos ônibus acessíveis, amanhã (7 de Fevereiro de 2011) finalmente alcançaremos a meta que muitos diziam ser utopia.



24/08/1999 - Deficiente físico faz passeata hoje para pedir ônibus adaptado.
São José dos Campos

O GAPNE (Grupo de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais) de São José dos Campos programou para hoje uma passeata com um grupo de deficientes físicos para entregar um abaixo-assinado com cerca de 11 mil assinaturas à prefeitura e à Câmara para pedir ônibus adaptados para o transporte de deficientes físicos.
Segundo os organizadores, é esperada a participação de cerca de cem pessoas na manifestação. O grupo vai sair às 15h da Igreja da Matriz, no centro. A entidade possui 30 deficientes físicos cadastrados.
O coordenador do GAPNE, Wanderley Marques de Assis, 21 anos, disse que a meta de luta do grupo é a inclusão social do portador de deficiência, por meio do esporte, da educação e do trabalho. "Para isso, os deficientes precisam ter transporte, o que representa uma grande barreira em São José", disse.
Para Assis, a falta de ônibus adaptados para o transporte de deficientes causa constrangimentos para o deficiente. "É uma situação desagradável ter que pedir para uma pessoa carregar você no colo toda vez que precisar entrar em um ônibus", disse.
O grupo está pedindo à prefeitura um veículo adaptado em cada linha na cidade. Junto com o abaixo-assinado, será encaminhado um projeto de lei realizado pelos vereadores.
O coordenador, que teve paralisia infantil aos 6 meses de idade, afirmou que a falta de transporte fere o direito do deficiente de ir e vir, previsto na Constituição.
A prefeitura informou ontem que vai analisar o pedido que será encaminhado pelo grupo. Segundo a Secretaria dos Transportes, a cidade conta com vans especiais para buscar o deficiente em sua casa.
São esperadas 100 pessoas hoje na manifestação promovida por entidade de São José

Fonte:  Vale do Paraíba, terça-feira, 24 de agosto de 1999 Copyright © O ValeParaibano 1999



____________________________________________________________________________
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Os ônibus na cor azul, da Viação Saens Peña, iniciam a operação nesta segunda-feira
 
04/02/2011
Viação Saens Peña começa a operar nesta segunda-feira

A Viação Saens Peña passa a operar o lote 1 do transporte coletivo de São José dos Campos a partir desta segunda-feira (7). Os 131 carros que irão operar as 28 linhas, hoje atendidas pela empresa Capital do Vale, são azuis, zero quilômetro, tem sistema de ventilação de ar e preparados para transportar cadeirantes. Não há mudança no nome nem no número das linhas. O passageiro que utiliza o cartão eletrônico nos ônibus da Capital poderá usá-lo normalmente nos novos carros.

Com a entrada da Viação Saens Peña, a cidade passa a oferecer uma frota 100% acessível a qualquer cadeirante e mais conforto para as pessoas com mobilidade reduzida. Em todos os coletivos urbanos, os bancos destinados a idosos, gestantes, deficientes e pessoas obesas são amarelos e identificados com adesivos nos vidros, realçando que aquele é um lugar especial e deve ser respeitado.

O sistema de vans e micro-ônibus que hoje transporta gratuitamente as pessoas com deficiência para vários lugares da cidade vai continuar operando normalmente, mesmo com a oferta de 100% de transporte público adaptado. Atualmente são 18 carros que atendem mais de 1.600 pessoas credenciadas, realizando em média 15 viagens por dia com horários previamente marcados.

São José dos Campos tem hoje uma frota de ônibus nova. Os carros que operam os lotes 2 e 3 da cidade tem uma idade média de 1,9 ano. As empresas Julio Simões e Expresso Maringá iniciaram a operação em julho de 2008.

A integração total das linhas será uma das principais melhorias do transporte público nos próximos meses. Das 86 linhas 37 são integradas, ou seja o passageiro pode se locomover de uma região a outra da cidade, pegando mais de um ônibus e pagando apenas uma passagem. Com a operação da Viação Saens Peña, em breve 100% das linhas serão integradas, gerando economia para a população.

Transporte Público

São José dos Campos tem uma frota de 392 carros nas cores laranja, azul e verde. Mensalmente são realizadas cerca de 6,5 milhões de viagens. Idosos e cadeirantes são isentos de pagar a passagem, que aos domingos tem preço diferenciado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas