14 setembro 2012

ESPECIALISTAS AFIRMAM "Pessoa com deficiência, no Brasil, é não-cidadão’"

O blog Vencer Limites do Estadão publicou uma matéria no dia 11 de setembro de 2012 sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil, onde lideranças do movimento retratam de forma realística a atual situação das pessoas com deficiência no País e fica bem claro a necessidade do movimento se unir através de entidades, conselhos, lideranças, enfim, todos temos que nos unir para mudar este quadro como fez os Estados Unidos e outros países sitados na matéria.

Temos que promover uma reflexão sobre os papeis das entidades, conselhos e governos para que possamos definir um método de trabalho em conjunto onde o maior beneficiado seja a pessoa com deficiência."

----------------------------------------------------------------------------------

Pessoa com deficiência, no Brasil, é não-cidadão’

País não garante a esta população os direitos básicos


“A pessoa com deficiência, no Brasil, vive uma situação de não-cidadão”. Quem afirma é Teresa Costa d’Amaral, superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD). Segundo ela, o País não garante a esta população os direitos básicos. Na análise da especialista, ir e vir, possibilidade de locomoção, acesso à escola e ao trabalho são alguns itens como os quais brasileiros com limitações físicas (ou intelectuais) não podem contar.

Semelhante é a avaliação de Moisés Bauer, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), instituição vinculada à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que responde diretamente à Presidência da República. “Na escala de prioridades do Estado brasileiro, o assunto está lá embaixo. Os investimentos são pulverizados e as ações, maquiadas”. Bauer, de 42 anos, deficiente visual desde os 8, ocupa também o cargo de presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil. “A ausência de políticas públicas no nosso País cria um cenário de vulnerabilidade e precariedade à pessoa com deficiência”.

Para o psicólogo Danilo Namo, consultor em inclusão de pessoas com deficiência do Instituto Paradigma, o tema não é prioridade para setores como política e infraestrutura. “A situação geral está melhorando, mas é regular. Falta interesse e os estabelecimentos particulares, por exemplo, não percebem a pessoa com deficiência como público específico, que precisa de atendimento especial”. Namo, que perdeu totalmente a visão durante a adolescência, é mestre de psicologia pela PUC e tem doutorado em Educação Especial pela USP.

Omissão - De acordo com Teresa d’Amaral, “falta adaptação nas escolas e faculdades, como a presença de intérpretes de Libras. O resultado só existe mediante pressão ou boa vontade de alguém da instituição”. Ela cita o exemplo de uma aluna deficiente visual que foi impedida de fazer uma prova porque o professor se recusou a aumentar o tamanho da letra para que ela pudesse enxergar as questões e conseguisse responder. “Isso é uma questão de respeito à cidadania”, afirma a superintendente do IBDD.
Em outro caso, um paciente que sofria de distrofia muscular ganhou na Justiça o direito de receber um respirador. “Nós também pedimos uma cama hospitalar e uma cadeira de rodas, mas o juíz negou e, desta forma, impediu que essa pessoa pudesse sair de casa”, lembra. Teresa afirma que os governos Muncipal, Estadual e Federal são omissos, uma vez que o cidadão precisa ir à Justiça para ter seus direitos básicos garantidos. “O País perde em qualidade de participantes da cidadania e estas pessoas acabam pesando financeiramente ao Estado”.
Diante deste quadro, Moisés Bauer defende uma legislação mais direta. “Faltam aperfeiçoamentos na lei e punições ao gestor público. A acessibilidade se torna possível para quem tem dinheiro, mas o cidadão sem condições financeiras não consegue quase nada”, observa o presidente do Conade.
Danilo Namo afirma que a estrutura jurídica para o setor “é boa, completa, abrangente e competente”. Segundo o consultor do Instituto Paradigma, “no papel, todos os direitos da pessoa com deficiência estão resguardados, mas ainda falta atenção”. Namo ressalta ainda que “o espírito solidário do brasileiro é algo que nos diferencia”.
Exemplo - A Lei 7.853, de 1989, já foi considerada, por seu conteúdo, a mais inclusiva das américas. Nela, o Estado assume responsabilidade pela pessoa com deficiência. Em países como os EUA, a partir deste mesmo ano, houve uma transformação, que começou nos pós-guerra do Vietnã, quando as instituições de defesa se uniram e trabalharam em conjunto para garantir não só que a lei fosse efetivamente executada, mas também para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência. Canadá e Inglaterra também têm bons exemplos.
No Brasil, o tema está ainda em uma sub-pauta e começou a ser realmente debatido somente nos últimos dez anos.


Fonte: estadão

Um comentário:

  1. Eu disse que não ia me pronunciar ,mas me desculpem não dá pra não dizer nada:Na verdade enquanto tivermos Profissionais que só visam salários em cada cabeça e não tem interesse e humanidade amor ao próximo em ensinar isso não vai avançar porque inclusão começa no coração de pessoas adultas que se coloquem no lugar do outro antes de tudo e não ficam dizendo que são especializados só porque fizeram algum curso de poucas horas e ficam se achando e esquecem de quem é de verdade especializada é a mãe que sabe tudo a respeito dos filhos que quando ela recebe ela tem que se especializar até mesmo sem nunca ter visto e não vem com bula ,enquanto que um profissional para saber dizer alguma coisa precisa que a mãe lhes passe todas as informações que ela aprendeu sobre aquele paciente.Por isso eu logo pergunto se tem um em casa ou cuida de algum se a resposta for sim eu sei que tem propriedade pra falar do assunto.Sonia Maria Montesino

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas