07 março 2023

Enem e as Pessoas com Deficiência



O Exame Nacional do Ensino Médio (ENÉM) é um importante instrumento de avaliação e acesso ao ensino superior no Brasil.

Ele é aplicado anualmente em todo o país e avalia os conhecimentos e competências dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

Além disso, o ENÉM também é utilizado como critério de seleção para programas de financiamento estudantil, certificação de conclusão do ensino médio e ingresso em instituições de ensino superior.

No entanto, para garantir que todos os participantes, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, tenham condições de realizar a prova com autonomia e equidade, o ENÉM oferece recursos de acessibilidade.

Esses recursos são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e podem ser solicitados pelos participantes no momento da inscrição.

Entre os recursos disponibilizados pelo ENÉM, estão a prova em braile, a prova com letra ampliada, a prova com tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a sala de fácil acesso, o tempo adicional para realização da prova, entre outros.

Esses recursos são destinados aos participantes que apresentam deficiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas ou outras condições que dificultem o acesso à prova.

É importante ressaltar que a acessibilidade no ENÉM não se restringe apenas aos recursos disponibilizados.

A própria estrutura da prova é pensada de forma a garantir a equidade no acesso dos participantes. As questões são elaboradas de forma clara e objetiva, evitando termos técnicos ou jargões que possam dificultar a compreensão, a prova é elaborada a partir da matriz de referência do ENÉM, que define as competências e habilidades que os participantes devem desenvolver ao longo do ensino médio.

Com isso, o ENÉM se torna um importante instrumento não apenas de avaliação e seleção, mas também de promoção da inclusão e da equidade.

Ao disponibilizar recursos de acessibilidade e elaborar uma prova que valoriza as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da trajetória escolar, o ENÉM contribui para a construção de um país mais justo e democrático, em que todos têm as mesmas oportunidades de acesso à educação e ao conhecimento.

O ENÉM oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, entre eles:

Prova em braile: para participantes que sejam cegos ou tenham baixa visão, o ENÉM disponibiliza a prova em formato braile.

O participante poderá utilizar uma máquina de escrever braile ou uma reglete e punção para fazer as anotações e realizar a prova.

Prova com letra ampliada: para participantes com baixa visão, o ENÉM oferece a opção de realizar a prova com letra ampliada. É possível escolher entre três tamanhos de letra: 18, 24 ou 28.

Guia-intérprete: para participantes com deficiência visual que necessitem de acompanhamento durante a prova, o ENÉM disponibiliza guias-intérpretes.

Esses profissionais irão auxiliar o participante na locomoção e orientação durante a realização da prova.

Prova com áudio: para participantes que apresentem deficiência visual e que tenham dificuldades de leitura, o ENÉM oferece a prova em áudio.

O participante poderá ouvir as questões e alternativas por meio de um dispositivo de áudio.

Leitor de tela: o ENÉM disponibiliza um software leitor de tela, que converte o texto da prova em voz.

Esse recurso é destinado a participantes cegos ou com baixa visão que estejam familiarizados com o uso de programas de leitura de tela.

O ENÉM oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, entre eles:

Intérprete de Libras: para participantes que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de comunicação, o ENÉM disponibiliza um intérprete de Libras que acompanhará o participante durante a realização da prova.

Videoprova em Libras: é uma opção de prova em vídeo na qual um intérprete de Libras traduz todas as questões e alternativas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais: para participantes surdos ou com deficiência auditiva que necessitem de acompanhamento durante a prova, o ENÉM disponibiliza um tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais, que irá auxiliar o participante na comunicação e orientação durante a realização da prova.

O ENÉM oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência física, entre eles:

Sala de fácil acesso: para participantes que apresentam dificuldades de locomoção, o ENÉM disponibiliza salas de fácil acesso, sem escadas ou obstáculos.

Mesa e cadeira com altura diferenciada: para participantes que utilizam cadeira de rodas ou possuem estatura diferenciada, o ENÉM oferece mesas e cadeiras com altura diferenciada, permitindo que o participante realize a prova com mais conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas