28 agosto 2011

Paraolimpíadas Escolares 2011

Ontem estive estive em São Paulo na abertura das Paraolimpíadas Escolares e me  emocionei muito com o evento, faz tempo que não vejo a pessoa com deficiência ser verdadeiramente o centro das atenções como vi na noite de ontem, parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos principalmente aos atletas e aqueles que os ajudam a treinar.
Vejam a matéria que ví no Facebook de um de meus contatos assim que eu conseguir mais material sobre as Paraolimpíadas Escolares posto aqui.

======================================================================

Paraolimpíadas escolares começaram em São Paulo

28/08/2011 16h13


A quase um ano dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e a cinco anos da edição Rio 2016, as Paraolimpíadas Escolares foram abertas, na noite de sábado, 28, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). Cerca de mil atletas de 23 estados mais o Distrito Federal fizeram da cerimônia de abertura uma grande festa. Considerada a maior competição do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paraolimpíadas Escolares são reconhecidas por revelarem novos valores e talentos paradesportivos.

“O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) realiza mais de 100 competições ao longo do ano e eu posso afirmar, com toda a certeza, que a mais importante é esta. Porque as Paraolimpíadas Escolares é a competição dos atletas de amanhã", destacou o vice-presidente do CPB, Mizael Conrado.

Animados pela Banda América - composta por músicos com deficiência visual - as delegações esquentaram o Anhembi Parque e capricharam no desfile com suas bandeiras, representando cada um dos estados presentes.

Mestre de cerimônia, o bicampeão mundial de paracanoagem e ex-BBB, Fernando Fernandes, elogiou a estrutura da competição e afirmou ter ficado surpreso com o grande número de jovens atletas.

"O esporte sempre esteve presente em minha vida, mesmo antes do acidente (2009). É muito motivador ver crianças e adolescentes engajados e animados para participar de uma competição tão grande", disse o canoísta, que ressaltou estar crescendo no esporte junto com a modalidade no Brasil, que ainda é nova e entrará no programa de provas dos Jogos Paraolímpicos a partir do Rio 2016.

O momento mágico da pira Paraolímpica sendo acesa foi feito pelos medalhistas paraolímpicos Clodoaldo Silva, da natação, e Antônio Tenório, do judô. Além deles, o nadador Andre Brasil e a velocista Terezinha Guilhermina marcaram presença no evento, para apoiar os novos atletas.

Os representantes do Governo e da Prefeitura de São Paulo deram as boas vindas para os atletas de todo o País ressaltando a disposição do Estado em oferecer estrutura igual a todos os cidadãos.

“Ganhar ou perder não tem importância para o momento. Vocês já são campeões. Representam a vitória da inclusão”, declarou a secretária de Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, que representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Em nome do prefeito Gilberto Kassab, que infelizmente não pôde estar aqui hoje, digo que a cidade sempre esteve e sempre estará de portas abertas. Mesmo aqueles que voltarem para seus Estados sem medalhas, já são campeões”, ressaltou Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença de gerentes e conselheiros do CPB, além do vice-presidente, Luiz Claudio Pereira, de secretários estaduais e municipais de Esporte e do cartunista Ricardo Ferraz, criador do selo personalizado e do carimbo comemorativo em celebração às três décadas do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD). Iniciativa do Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o selo e o carimbo foram lançados durante o evento que marcou o início das Paraolimpíadas Escolares.

"Desde a criação da data, o Brasil e o mundo cresceram muito criando leis que beneficiaram as pessoas com deficiência, melhorando a qualidade de vida de todas elas. Os Correios acreditam no poder transformador do esporte", disse o diretor Regional Adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, Eugênio Valentim da Silva.

Além do CPB, participam da organização das Paraolimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Nova mascote
O fim da cerimônia de abertura foi marcado também pela apresentação da nova mascote das Paraolimpíadas Escolares. Um robô muito divertido dançou e interagiu com os atletas. O nome dele será escolhido pelos internautas e será divulgado no fim da competição. Mais informações estão disponíveis no site e nas redes sociais do CPB.

Competições começam neste domingo
A partir deste domingo, 28, os atletas começam a entrar em ação. As competições serão no Clube Espéria (futebol de 5, tênis em cadeira de rodas, judô, futebol de 7 e goalball), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP (atletismo e natação) e no Anhembi Parque (vôlei sentado, bocha e tênis de mesa).

Retomada em 2009, as Paraolimpíadas Escolares cresceram. Naquele ano, participaram delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. No ano seguinte, esse número aumentou para 1.200 inscritos e 22 delegações. Desta vez, por fim, são mais de 1.500 participantes de 24 estados, sendo mais de mil alunos.

Pela primeira vez na competição, dois estados nordestinos farão sua estreia nas Paraolimpíadas Escolares: Ceará e Piauí. Neste ano, São Paulo participa com a maior delegação: 177 participantes, seguida de perto por Rio de Janeiro (173), Santa Catarina (168) e Minas Gerais (153).

Para Andrew Parsons, presidente do CPB, os objetivos das Paraolimpíadas Escolares vão além da revelação de atletas para o Rio 2016:

“Identificamos os novos talentos do esporte para pessoas com deficiência, de olho nos Jogos de 2016, mas acima de tudo, o maior legado é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca.

PROGRAMAÇÃO
Domingo – 28/08 e Segunda – 29/08
Competições – 8h às 18h

Terça – 30/08
Competições – 8h às 16h
Encerramento às 18h

Quarta - 31/08
Retorno das delegações

LOCAIS
Arena Clube Esperia
Endereço: Av. Santos Dumont, 1.313 - Santana
Provas: Futebol de 5 e Goalball (para deficientes visuais) – 8h às 14h
Judô e Tênis em Cadeira de Rodas – 14h às 18h
Futebol de 7 (para paralisados cerebrais) – 8h às 18h

Arena COTP
Endereço: Av. Ibirapuera, 1.315 - VI Clementino
Provas: Atletismo e Natação – 8h às 12h

Anhembi Parque
Endereço: Av. Prof. Milton Rodrigues, 100
Provas: Bocha, Vôlei sentado, Tênis de Mesa – 8h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas