5 de fev de 2013

POLÍTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PRECISA AVANÇAR

Nota de QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2013 no jornal www.ovale.com.br diz:

Cidade Acessível

POLÍTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PRECISA AVANÇAR


São históricas as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência em São José para acessar prédios  públicos, circular pelas calçadas e ter o direito a vagas exclusivas de estacionamento.
O governo do PSDB criou uma assessoria especial, com status de secretaria, para discutir políticas de acessibilidade, mas mesmo assim não conseguiu mudar o quadro de exclusão em boa parte da cidade.
O prefeito Carlinhos Almeida (PT) prometeu seguir diretrizes similares, mas não definiu quem será o responsável pelo setor.
A maior vitrine do governo Eduardo Cury em termos de acessibilidade foi o programa Calçada Segura.
A padronização dos passeios e a promessa de uma fiscalização mais rigorosa por parte da prefeitura criou a ilusão de que a cidade poderia ganhar, em um curto espaço de tempo, calçadas rebaixadas e de fácil circulação para todos os moradores. Após quatro anos de governo, no entanto, a adaptação das calçadas ficou restrita a poucos corredores viários e, mesmo neste caso, é possível observar hoje sinais de deterioração ou exemplos de proprietários que simplesmente ignoraram as determinações do Poder Público.
Um rápido passeio pela cidade ao lado do presidente do conselho estadual para assuntos da pessoa com deficiência fez O VALE constatar, na última semana, que nem mesmo os espaços públicos com projetos de acessibilidade são efetivamente acessíveis.
Uma academia ao ar livre com aparelhos exclusivos para pessoas com deficiência não pode ser utilizada por  cadeirantes porque a calçada não foi rebaixada.
As quatro vagas para os portadores de deficiência no Parque da Cidade também foram mal planejadas.
Como avalia o presidente do conselho, Wanderley de Assis, muitas vezes existe boa vontade do Poder Público, mas o planejamento é falho.
Resta esperar que o governo Carlinhos Almeida (PT) consiga ir além das boas intenções e materializar uma política mais eficiente de acessibilidade em São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Veja estas postagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...