21 agosto 2019

REABILITAR OU DESQUALIFICAR ?


Este post foi publicado em Junho de 2012 e resolvi repostar.

Era uma vez uma entidade que iria realizar um grande evento de dois dias, seria um momento muito importante onde as pessoas teriam a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da entidade que diz reabilitar pessoas com deficiência visual para a vida diária e até para o mercado de trabalho, nesta entidade trabalha uma pessoa com deficiência visual, muito respeitada profissionalmente e reconhecida na areá educacional como referência e exemplo de inclusão, essa pessoa mesmo com a deficiência superou todos os obstáculos e limites que a vida lhe colocou se tornando totalmente independente dentro de que é possível para alguém que não enxerga.

Trabalhando a muitos anos na entidade se sentia parte do sucesso e da evolução da ong e seu conhecimento e capacidade profissional fez com que alguns colegas de trabalho a indicasse para mediar uma mesa de trabalho no tão esperado evento, até que, um dia antes do grande momento o seu chefe imediato chegou pra ela e disse que ela não iria mediar nenhuma mesa porque não tinha condições, ela, como profissional cumpridora do seu dever que é, ainda tentou argumentar que com auxilio ou tecnologia assistiva poderia sim como já fez tantas e tantas vezes, mas, aquele homem a sua frente absolutamente convicto do que estava falando reafirmou em tom alto e claro: _ VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES DE MEDIAR MESA E NÃO PODEMOS FAZER MATERIAL EM BRAILLE PRA VOCÊ !, por fim, a profissional acatou o que o chefe estava falando até porque "Manda quem pode e obedece quem tem juízo" o detalhe é que quem tem juízo também tem sentimentos.
Passar por toda uma trajetória de vida, liderar grupos, formar dezenas e dezenas de pessoas, lutar a vida toda pelos direitos das pessoas com deficiência e não só pelos visuais mais por todos, ser reconhecida pelo município como referência de inclusão e ouvir de um alguém que diz reabilitar pessoas com deficiência: _ VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÃO DE FAZER !.
Hipocrisia, dois dias de pura hipocrisia gastando dinheiro do povo que poderia muito bem ser aplicado em reabilitação das pessoas com deficiência ou ao menos em qualificação profissional daqueles que lidam com a causa, a cruel realidade é que não são apenas dois dias de hipocrisia, são anos e anos de hipocrisia, anos e anos de "gente" falando em nome das pessoas com deficiência, "gente" que não sente na pele a dor do preconceito e da discriminação e se acham no direito de definir, julgar quem é ou não é capaz, quem tem ou não tem direito, fazendo escolhas pelas pessoas com deficiência baseado pura e simplesmente  no achismo, Essa "gente", nunca vai sentir a felicidade que uma pessoa com deficiência sente ao superar um limite, transpor uma barreira, atingir um objetivo e essa "gente" não tem ideia da intensidade da dor e a profunda tristeza que o preconceito e a discriminação causam.

8 comentários:

  1. Que texto lindo, quem escreveu? E quem é a pessoa que foi discriminada?
    abraços solidários.
    Gerda

    ResponderExcluir
  2. Flavia Maria de Paiva Vital01 julho, 2012 17:50

    Isto é caso de polícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, concordo com você mas nem sempre polícia é o caminho apesar que as vezes se faz necessário.

      Excluir
  3. Lamento muito, e fico me questionando como alguém que trabalha com reabilitação nessa tal "entidade", pode tratar um proficional de tal maneira? Será que essa "gente" não percebeu ainda, que de uma forma ou de outra todos temos deficiência. Eu aprendi ler e escrever Braile com uma deficiente visual, sou muita grata por ser sua amiga, afinal só de conhcê-la me tornei uma pessoa melhor. Meu respeito e carinho por você que foi discriminada.
    Helena Fátima

    ResponderExcluir
  4. Lamentável a atitude, sem qualquer dúvida. No entanto, me preocupa colocar a instituição como responsável, sem apurar os fatos. Pois acredito que possa ser uma atitude isolada de um profissional e não da Instituição. Ha de se apurar. O fato em si é lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não costumo responder postagens Anônimas, mas, considerando que a resposta pode esclarecer outras pessoas, tenho a dizer que; apesar do texto dar a entender que responsabilizo a entidade eu não responsabilizei a instituição, até porque tenho plena convicção da seriedade de várias pessoas que trabalham lá e não citei nomes ( Porem o faria de necessário ), justamente para generalizar a reflexão sobre muitos profissionais técnicos que trabalham com pessoas com deficiência e são tão bons técnicos que diante de uma situação desta a técnica os impedem de agir com coerência e respeito aos direitos das pessoas com deficiência enquanto cidadão ou até mesmo funcionário.
      Este Blog foi criado para defender as pessoas com deficiência enquanto cidadãos, as postagens publicadas aqui são de total responsabilidade minha, Wanderley Marques de Assis, talvez em algum momento eu não me fiz entender mais reafirmo que são muitos anos de hipocrisia sim, não da entidade em questão mas de todas as instituições governamentais e não governamentais que mantem em seu quadro de funcionários "técnicos" que tratam as pessoas como máquinas incensáveis e manipuláveis sem sentimento e sem historia de vida.
      Com relação ao trecho do texto onde escrevo: ( anos e anos de "gente" falando em nome das pessoas com deficiência, "gente" que não sente na pele a dor do preconceito e da discriminação e se acham no direito de definir, julgar quem é ou não é capaz, quem tem ou não tem direito, fazendo escolhas pelas pessoas com deficiência baseado pura e simplesmente no achismo ), isso é tão verdade que um dos lemas mais fortes do seguimento das pessoas com deficiência é: NADA SOBRE NÓS SEM NÓS, no comentário do Anônimo a pessoa diz que acha que os fatos devem serem apurados concordo plenamente e tenho certeza que isso acontecerá, mais não sou eu que o farei, apenas relatei o que eu soube e expus minha opinião portanto feitos estes esclarecimentos me sinto perfeitamente seguro do que escrevi e pronto para responder a quem quer que seja só peço que não seja Anônimo.

      Excluir
  5. Acredito que a postura do "técnico" foi equivocada e preconceituosa, mas também devemos ter cuidado com a discriminação inversa, criando-se dois mundos - um de pessoas com deficiência e outro de pessoas sem deficiência porque esse último "não entende nada" do primeiro. Isso de "nada sobre nós sem nós" já deu muito pano pra manga. Acho que sociedade inclusiva e feita de pessoas com e sem deficiência todo mundo junto e misturado - me faz lembrar se a gente adotar a postura de que médico não entende do remédio que prescreve porque não tem a mesma doença que o paciente, já pensou? Ou então, mãe adotiva não é igual a outras mães porque não sentiu a dor do parto, e por aí vai. ABAIXO A DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO. VIVA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. VIVA INCLUSÃO. Bjos da Isabel, jornalista sem deficiência, ativista pela causa da pessoa com deficiência, porque vê nas pessoas, antes de tudo A PESSOA e não suas limitações ou diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, parabéns por suas palavras você foi perfeita em suas colocações inclusão é todo mundo JUNTOS E MISTURADO sim.
      Obrigado por seu comentário.

      Excluir

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas