15 de jul de 2011

Óculos biônicos podem ajudar pessoas com deficiência visual.

Tecnologias encontradas em smartphones e consoles de jogos estão sendo utilizadas para uma finalidade nobre: fazer com que pessoas que perderam parcialmente a visão enxerguem melhor. Tudo isso para criar um óculos biônico, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford. Com ele, pessoas com deficiência visual não dependerão de cães guias.
Os óculos hi-tech contêm detectores de posições, possibilitam reconhecimento facial e tem um software de rastreamento que permite ao usuário distinguir os objetos na frente dele. Os óculos não servem para qualquer tipo de cegueira, apenas em casos comuns que não acabam com a visão em sua totalidade, como problemas visuais relacionados à degeneração macular – que vem com a idade – e a retinopatia diabética.
Esses problemas de visão permitem que a pessoa reconheça a própria mão se movendo em sua frente, mas não identificam os dedos com precisão. Com os óculos, pessoas com deficiência visual podem se tornar mais independentes, identificando o ambiente por elas mesmas.
Os óculos funcionam através do uso de câmeras de vídeos nas laterais que capturam as imagens para os lados em que estão sendo direcionadas, enquanto um display LED embutido nas lentes dá informações sobre os objetos, pessoas ou qualquer obstáculo que esteja à vista.
O display emite diferentes luzes dependendo dos tipos de informações coletadas. Por exemplo, diferentes cores distinguem pessoas de objetos. O ajuste de brilho pode facilitar a identificação dos objetos.
Os óculos devem ser discretos, para integrar o deficiente bem na sociedade, e apresentar uma imagem simplificada para as pessoas com baixa visão. Embora eles ainda estejam em fase de desenvolvimento, estima-se que serão vendidos por pouco mais de mil reais, enquanto um cão guia custa entre 55 e 66 mil reais.[Telegraph]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Veja estas postagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...