19 janeiro 2011

Humberto Lippo toma posse como secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

HUMBERTO LIPPO TOMA POSSE COMO SECRETÁRIO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Tomou posse na noite de ontem (12) o novo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Humberto Lippo, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A cerimônia foi realizada no auditório da SDH, em Brasília (DF) e contou com a participação de gestores setoriais, representantes de associações e federações de pessoas com deficiência, organismos internacionais, membros da equipe da SDH e conselheiros do Conade.
“Temos dois desafios fundamentais: transformar a Constituição de 88 em vida real para os brasileiros e brasileiras em todo o território nacional e fazer cumprir a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, declarou a ministra Maria do Rosário. Na avaliação dela, é necessário dar continuidade às ações. “Cada governo traz novos desafios, e sei que podemos contar com o Conade (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência) nessa articulação”, afirmou.
A ministra agradeceu, em nome de todos os que já foram titulares da pasta Direitos Humanos, a doutora Izabel Maior, secretária nacional que deixou o cargo e toda a equipe que atuou ao seu lado durante oito anos. “Todos nós aprendemos com as pessoas com deficiência a não ter limites, a nos superar; a condição humana é uma condição de superação”, afirmou Maria do Rosário, que concluiu seu discurso afirmando ter total confiança em Humberto Lippo. “Há anos observo e admiro seu trabalho. Tenho certeza de que vamos juntos cumprir a legislação brasileira e ultrapassar as metas estabelecidas”.
“Temos, com a estrutura deixada, condições de alçar vôos ainda mais altos”, afirmou Lippo em seu discurso. Segundo ele, a inclusão é uma questão de desenvolvimento para o país e deve estar na pauta de discussão de forma permanente.
“Recebo esta responsabilidade e peço um voto de confiança: tenho certeza de que vamos dar conta do recado”, concluiu.
Humberto é sociólogo, professor e coordenou o Comitê de Acessibilidade da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Foi secretário do Instituto de Pesquisa e Acessibilidade (Ipesa), presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no Rio Grande do Sul (Faders) e coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre (RS).
“Foram 8 anos e três meses de muito aprendizado e conquistas, mas não tenho dúvida de que é possível e necessário avançar ainda mais”, afirmou Izabel Maior em seu discurso de despedida. Na avaliação dela, o Brasil de hoje é conhecido e reconhecido no mundo como país que respeita os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. “Podem contar com meu apoio e parceria; desejo sorte e força nas lutas do dia-a-dia”, concluiu Izabel.
Izabel é médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a primeira pessoa com deficiência a coordenar a Política Nacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Brasil.
 
Desejamos ao Humberto toda a sorte e sabedoria para conduzir os trabalhos sempre em prol daqueles que realmente precisam.
Bog pessoacomdeficiencia.

2 comentários:

  1. Não sei de onde tiraram o dado que o Brasil respeita os direotos de Pessoas com Deficiência! Estamos, aliás, bem longe disso! A começar pela lei de Acessibilidade, que é antiga, e até hoje não é cumprida na íntegra, com raras exceções. A realidade é que a maioria das conquistas são via judicial. Esperamos que o novo Secretário tenha a honestidade para reconhecer essa lamentável realidade e implemente ações efetivas para que as coisas mudem de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você plenamente e obrigado por comentar no Blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas