30 setembro 2011

Ex-presidente do Conselho Estadual recebe homenagem póstuma da Secretária Dra. Linamara

Foram entregues um quadro com foto dele e mensagem acompanhado de um ramalhete de flores coloridas, recebidas em meio a emoção da viúva e familiares presentes.

Quadro foi entregue à viúva acompanhado de flores
Em dia repleto de atividades, com a presença do governador Geraldo Alckmin e da Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella no Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, em Socorro (SP), no mesmo horário, na capital, os conselheiros do CEAPcD - Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência reuniram-se durante todo o dia 29 de setembro em Assembleia Geral. No meio da tarde, a Secretária venceu os cerca de 200 km que separam ambas cidades para prestar uma singela homenagem à viúva Maria Oliveira, em memória ao ex-presidente José Oliveira Justino, que partiu de nosso convívio no mês passado, agosto.
Foram entregues um quadro com foto dele e mensagem acompanhado de um ramalhete de flores coloridas, recebidas em meio a emoção da viúva e familiares presentes.
As palavras da Secretária Dra. Linamara resumiram o que representou Justino.
"Parceiro muito presente nas ações da Secretaria, muito presente e muito amigo, mas também muito independente, ele sabia separar as coisas, a parceria e a independência que o Conselho sabe manter em relação à Secretaria; e ele o fazia de forma suave, sem litígios.
Justino tinha a saúde frágil, nós sabemos, e era impressionante a disposição que ele tinha para viajar, participar nesses dois últimos anos, para acompanhar as ações do Conselho, sempre enriquecendo o tema, a reunião, a discussão, nunca como mero expectador, sempre com participação muito atuante. Estivemos juntos na posse do desembargador Dr. Ricardo Tadeu, em Curitiba, (há cerca de 2 anos) e vimos como o Justino era acolhido e respeitado em todos os cantos em que ele chegava.
Ele soube fazer da luta pelos direitos da pessoa com deficiência, uma luta harmônica, com sinergias, de colher boas ideias de cada lado e transformar em ações. No Conselho, ele teve, com certeza, uma postura importantíssima, como cidadão, e em cada uma das posições que ele ocupou soube fazer a diferença. Deve valer a pena essas lembranças, ele passou nessa trajetória, nesse mundo, fazendo a diferença.
É muito triste sair desse planeta para outro mundo, em branco, sem deixar uma história, acho que nós valemos pela semente que plantamos, pela história que deixamos, e pelas mudanças que podemos operar na vida das pessoas, ainda que seja em um universo pequeno. Não importa o quanto impactamos, se a gente tiver certeza que teve a chance de operar na vida de algumas pessoas, já valeu a pena. E o Justino fez isso, ele conseguiu impactar a vida de algumas pessoas com os quais ele atuou.
Fico feliz em celebrar a lembrança do Justino, porque essa tem que ser a nossa história, devemos deixar aos que nos sucedem, que a vida é escrita por muitas mãos, a vida é uma corrida de revezamento. A cada momento alguém consegue dar um passo melhor e a gente precisa aplaudir, porque é de bons exemplos que a gente consegue construir o futuro. E nunca será a batalha de uma única pessoa, sempre a construção de muitas pessoas. E por que não reverenciar aqueles que tiveram a possibilidade de levar o bastão mais adiante? O Justino é e sempre será uma figura queridíssima de todos nós".
O atual presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Wanderley Marques de Assis, descreveu o quadro entregue à viúva Maria Oliveira e leu a mensagem dedicada a ele:
"José de Oliveira Justino, homem batalhador, que sempre cativou a todos com seu sorriso e simplicidade. Lutou à frente das causas das pessoas com deficiência, com força, garra e confiança. Justino trilhou sua vida de forma guerreira, completando sua missão de forma exemplar".
Ao final da mensagem uma citação do próprio Justino "A força que buscava estava dentro de mim".
Ao entregar o ramalhete de flores, a Secretária disse à viúva: "que cada pétala dessas flores expresse o amor que o Justino tinha por você e por esta maravilhosa família".
Maria emocionou-se ao receber a homenagem, encerrada com muitos aplausos dos conselheiros presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas