13 dezembro 2015

Praia para todos-Um banho de cidadania.


 Ser um deficiente físico no Rio de Janeiro me segrega. A cidade possui uma série de encantos, um sem número de opções culturais que eu não posso visitar. A acessibilidade é uma pauta nova, um assunto que não foi ainda incorporado pelos gestores de lazer daqui.

   Entre as coisas de que fui tolhido de fazer estava o direito sagrado de ir à praia. Como bom carioca, sempre fui chegado a uma tarde com sol, um bom mergulho no mar para aliviar as minhas tensões, me refazer. Passei um bom tempo convencido de que esse prazer havia cessado da minha vida. Pelo menos, assim vivia até conhecer o Praia para Todos, no verão de 2011.

 Naquela manhã de sábado, em janeiro, eu voltei a nascer. O contato com o mar foi algo capaz de brotar uma capacidade adormecida em mim: a de brindar os meus momentos junto com a vida. O que o Praia para Todos faz com uma pessoa com deficiência física, que fica privada de acessar a praia, é algo fabuloso.

 Quando conhecemos o projeto, passamos a frequentar a empreitada, ficamos ensolarados por novas perspectivas. A cada nova ida à praia nós ficamos capturados por um contexto proveitoso. Logo nos contagiamos pelo Praia para Todos, por ele nos comprovar como a inclusão pode se dar com noções práticas de felicidade.

  Sim, porque o nosso ativismo não deve se sustentar somente pela revolta. A vontade de mudar as coisas, de igualar as condições a que estamos sujeitos move muitos dos nossos propósitos e ensejos por mudança. Muitas vezes, o inconformismo com as situações com de abuso, descaso retém o apelo por uma sociedade inserida por valores genuinamente igualitários, com uma inteiração social calcada na gentileza entre as pessoas. Isso tudo é sentido no Praia para Todos, e com folga.

  A partir do dia 19 de dezembro o Praia para Todos voltará. Será feita na praia da Barra da Tijuca uma grande festa de abertura. Para a alegria dos muitos fãs,colaboradores da empreitada, poderemos fazer da ida à praia uma maneira de celebrar à existência.Mais uma vez , o Praia para Todos nos proporcionará um banho de cidadania.

Em breve, escreverei com mais detalhes sobre o Praia para Todos.

Um abraço para todos.


André Nóbrega.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem.

Postagens mais visitadas